boo-box

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Desastre gostoso

O post ficou um pouco comprido, mas eu achei divertidinho! rs

Há um tempo atrás, assisti a um programa Junior MasterChef Australia, onde eles ensinaram a fazer uma receita de Pannacotta de iogurte com geléia de framboesa (Yoghurt Pannacotta with Raspberry Jelly). Aparentemente, parecia ser bem fácil de fazer e não era difícil encontrar os ingredientes. Eu disse "aparentemente"...


Peguei a receita na internet e fui à luta!

Ingredientes:

Raspberry Jelly - Geléia de Framboesa

- 150g fresh raspberries (150g de framboesas frescas.. mas onde vou arranjar framboesas frescas?? Vai congelado mesmo)
- 100 ml water (100 ml de água.. fácil demais rs)
- 30 g caster sugar (30 g de ???... taca no Google. A principal tradução que consegui foi "açúcar em pó". Considerei como pó, uma coisa bem fina, mais fino do que o açúcar refinado, então cheguei no açúcar de confeiteiro. Ok 30 g de açúcar de confeiteiro)
- 6 g gold strength gelatin leaves (3 leaves) (6 g de folhas de gelatina dourada forte (???) (3 folhas), como no programa usaram folhas de gelatina normal sem sabor, não vi pq procurar algo diferente)


Modo de fazer:
Primeiramente, começamos com a geléia. Misture numa tigela o açúcar, a água e as framboesas (cuidado pra não quebrá-las, especialmente se usar framboesa congelada) e coloque em banho maria de 3 a 4 minutos. Enquanto isso, hidrate as folhas de gelatina em uma outra tigela com água fria, por cerca de 3 minutos ou até ficar mole. Retire a mistura de framboesas do fogo e pegue as folhas de gelatina (com a mão mesmo), aperte pra tirar o excesso de água e coloque junto á mistura. Repare que rapidinho elas se dissolvem. Coloque na geladeira ou freezer até endurecer.

Fácil né? Nem tanto pra mim. Ficou um bom tempo na geladeira e nada de endurecer. Vamos pro congelador. E cadê espaço? Empurra daqui, empilha de lá, arranjei um lugar. Ah, outro detalhe básico: no programa eles usaram copinhos de plástico como forminhas, ou seja, era porção individual (igual na foto lá no começo do post). Porém, eu não tinha nada parecido pra usar. Então, vamos usar uma forma redonda com um furo no meio (aquelas de pudim mesmo) que dá igual. Coloquei no congelador, ficou uns 5-7 minutos estava já no ponto. Tudo certo?? Claro que não, tinha uma porção de linguiça congelada (ensacada, claro) afundada na minha gelatina. "Ah, dane-se, vai ficar escondido mesmo". Então vamos fazer a pannacotta.

Pannacotta - a pannacotta nada mais é do que um creme cozido. Senão me engano, é um doce italiano.

- 375 ml pouring cream (375 ml de creme de leite.. mas creme de leite fresco? pode ser nosso creme de leite em lata mesmo? se sim, com ou sem soro? Foi em lata mesmo, com meio soro, eu diria, pq não deu pra tirar tudo rs)
- 45 g pure icing sugar, sifted (45 g de açúcar de confeiteiro puro, peneirado... ferrou-se tudo. Mas e o tal do caster sugar? Nova pesquisa e descubro que o caster sugar é mais fino ainda do que o icing sugar. Tarde demais e vamos combinar, onde eu ia achar esse bagulho? Só se usasse cocaína mesmo rs)
- 6 g gold strength gelatin leaves (3 leaves) (3 folhas de gelatina sem sabor, desmistificado já lá em cima)
- 180 g full fat yoghurt (180 g iogurte integral.. só não foi mais fácil que a água rs)
- 1 tsp vanilla paste (1 colher de chá de essência de baunilha)

Misture o creme de leite com o açúcar e leve ao fogo médio e cozinhe, misturando sempre, por cerca de 3 a 5 minutos ou até estar bem aquecido. Do mesmo jeito da geléia, coloque as folhas de gelatina numa tigela com água fria, por 3 minutos, e retire, apertando para tirar o excesso de água e mergulhe no creme quente. Junte devagar o iogurte e a essência de baunilha, misturando vagarosamente, de preferência com o auxílio de um fouet. Coloque por cima da geléia de framboesa já endurecida, leve à geladeira ou freezer e espere endurecer. Está pronta sua receita.

Olha, ficou muito gostoso, mas o resultado final foi um desastre. Não sei se a forma era grande demais e não foi legal ou se a qualidade dos produtos não foi a mesma que a utilizada no programa. Eu acho que até ficaria mais bonitinho se tivesse usado uma folha de gelatina a mais em cada uma das camadas. A verdade é que o resultado foi esse: um semi-coração destruído, mas que estava bem gostoso!! rs


Valeu, pessoal! Ósculos e amplexos!

Imagem retirada do site MasterChef Australia.

Um comentário:

  1. Hummm mas parece bom!!! Acho realmente que a forma poderia ser menor, em pequenas quantidades mesmo.. tipo montado em um copo de plástico, até mesmo em xícaras.. mas o lance é que, o resultado final deveria ser "comestível" e se deu pra comer.. é o que vale!!! Trate de fazer o favor de aprender direitinho essa deliciosa receita pois vamos querer neste ano no Natal!!!! Parabéns!!! bjssss Claudia "SUA PRIMA" rsrsrs

    ResponderExcluir