boo-box

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Retrospectiva 2024

 Uma palavra que defina o ano de 2024 é DESAFIADOR. Foi um ano de muitos altos e baixos, muitas vezes mais baixos do que altos. Foi um ano de perdas, transformações, novos projetos. Ano em que conheci novas pessoas, em que me dediquei mais aos estudos, ano que minha vida mudou completamente da água pro vinho. 

- Blog: Foram 64 postagens esse ano. Algumas semanas eu não fiz o resumo semanal, principalmente por conta das férias, mas no decorrer do ano, fiz alguns posts sobre a viagem das férias. Era pra ter terminado já de publicar toda a viagem, mas acidentes de percurso atrapalharam bastante coisa. Uma pequena queda na quantidade de acessos, já que em 2023 tive mais de 18 mil acessos, o ano de 2024 tiveram 15,8 mil acessos. Nada mal, especialmente pra um blog que é escrito sem pretensão alguma, somente para que a vida não apague as boas/más coisas. 

- Filmes: Tiveram meses inteiros em que não assisti nenhum filme. A correria esse ano foi bem grande. Foram apenas 28 filmes, sendo que em 2023 havia sido 46. Fui ao cinema 5 vezes, assistir "Super Mario Bros - O filme" (pela segunda vez), "Divertida mente 2", "Deadpool & Wolverine", "Wicked" e "Ainda estou aqui", que aliás foi o único filme nacional assistido o ano inteiro. 21 dos filmes, foram assistidos pela primeira vez, como "Duna", "Wish", "Wonka", "A sociedade da neve" e "Terra selvagem", além de outros filmes que não foram tão importantes. 






- Séries: Assim como os filmes, as séries tiveram uma queda drástica na audiência. Enquanto em 2023, assisti 10 temporadas, no ano de 2024, foram apenas 4: "Percy Jackson e os Olimpianos", "Star Wars: Andor", "Avatar, o último mestre do ar" e "Spy X Family", sendo a primeira temporada de cada um deles. 




- Teatro: Fui 4 vezes ao teatro, em 2024, todas as peças assistidas eram musicais. Fui assistir duas vezes com a Carol, duas com o Miguel e duas com o Michel (alguns foram juntos). As peças assistidas foram: "Beetlejuice", "Priscilla, a rainha do deserto", "Legalmente loira" e "Hairspray". Tirando Priscilla, que foi prejudicada com a atuação do Reinaldo Gianechinni, todas as outras 3 peças foram maravilhosamente interpretadas. 










- Livros: Finalmente um quesito que houve evolução! Enquanto em 2023, li apenas 9 livros, em 2024, 16 livros foram lidos (quase 17, terminei outro livro hoje, mas vai ficar pra estatística do ano que vem). Li desde livros mais desconhecidos, como outros de autores renomados, como Stephen King, Fiódor Dostoyevski e Jane Austen, além de livros que foram representados nas telonas, como "O curioso caso de Benjamin Button", "Interestelar", "Orgulho e Preconceito" e "Laranja mecânica". 






- Viagens: Mais um ano que as viagens foram poucas, pelo menos em quantidade, mas o mês de maio compensou com a viagem de férias que eu e o Mi fizemos para Paris e Londres (com passagens pelo Mont St Michel e Giverny). Além disso, em janeiro fui a Extrema MG, no sítio da Rita, fazer um churrasco com o pessoal da agência; em março, fui a Aparecida, com a Denise e encontramos com o Kiko e o Eduardo em Roseira; ida a Campo Limpo Paulista, pra comprar queijo, cocada e linguiça, no mês de junho; em setembro, estivemos em Casa Branca, no Festival da Jabuticaba, com a Giulia e a Denise; em novembro, fomos até Mongaguá, para esparzir as cinzas da minha mãe e passamos a tarde na casa da Thais, na Praia Grande. 





























- Perdas: Já que falamos das cinzas da mãe, 2024 foi um ano difícil, com perdas significativas. Amigos perdendo pais, avós, irmãos... Como todos devem saber, em outubro, minha mãe faleceu, depois de passar por uma isquemia e dar trombose na sua perna direita. Sinto muita falta dela, sempre a procuro pra querer conversar, fofocar alguma coisa, mas não a tenho mais por aqui. Além da minha perda, os amigos Santiago e Wellington perderam o pai (cada um o seu), o Kiko perdeu sua mãe, a Dani perdeu o avô, o Villa perdeu um irmão e uma vizinha, do meu tempo de infância, também faleceu. Mais recentemente, fiquei sabendo que minha sobrinha mais velha (sim, eu tenho irmãos por parte de pai) faleceu no início de dezembro. Eu acredito que todos estão em um lugar melhor e espero, do fundo do coração, que Deus tenha sido misericordioso com cada um deles e os acolheu em seus braços. 

- Saúde: Um ano bem puxado também. Além das corridas, em outubro, com minha mãe ao hospital, eu descobri uma anemia que acabou resultando em queda de cabelo, fraqueza e cansaço. Minha cardiologista pediu que eu adiantasse as consultas ao meu oncologista, para que eu fizesse todos os exames e investigar se não podia ser algo mais grave. Além disso, ainda passei com nutricionista, nutrólogo, dermatologista, urologista, acupunturista, ortopedista, endocrinologista, oftalmologista e otorrinolaringologista (ufa!). Comecei a fazer acupuntura e estou adorando, a sensação de alívio nas dores dos ombros e cotovelos, chega a ser mágico! Michel deu pouquíssimo trabalho esse ano, somente uma gripe forte no início do ano. Outra notícia importante, é a da saúde da Denise, minha prima. Ela está bem, se recuperando, mas tomamos mais um susto com ela!

- Encontros: Mais um ano em que encontrei muita gente, além de conhecer gente nova também. Com o quarteto do Aranha, foram 6 encontros, além de dois encontros extras com a De e o Cassi (shopping Ibirapuera e Varal87 Steakhouse), além de um encontro no shopping Santa Cruz com a De. Participei de 7 festas de aniversariantes mensais, da hidroginástica, no Sesc 24 de Maio. Tivemos outras festinhas de aniversário: festinha surpresa pra Denise, Giulia e tia Nathalina; festa dos aniversariantes de fevereiro (mãe, Cassius e Mari) juntamente com o chá de panela do Luca e da Bia, na casa da Analu; bolinho de aniversário pra mãe, com almoço no Rinconcito Peruano; aniversário do Marcelo, em Santo André; aniversário do Rodrigo, com churrascão na casa do Edu; aniversário da Cecilinha e da Catarina; aniversário do Michel, com jantar na Bendita Maria. Festas juninas também não podem faltar, como a que teve em casa, reunindo os Nakamura, da agência, da hidro na casa da Cecilia, da escola da Giulia, quermesse do Sagrado Coração e uma festa das nações disfarçada de festa junina, no shopping Central Plaza. Outros encontros, não menos importantes, que aconteceram: jantar com o Julio, alguns passeios com o Miguel, fomos visitar a casa da Van duas vezes e eles vieram aqui uma vez também, fomos jantar com a minha comadre Andreia e passamos na casa dela pra eu rever minha afilhada, tomamos café na casa da sogra, fizemos uma corrida (do Snoopy) com a Carol, recebemos visita do Kiko e do Eduardo, recebemos visita da Thais, tia Tereza e Eva, jantar no restaurante tailandês com o Yan e a Rapha, pizzaria com a Mara, Carlos e Viviane e encontro com o pessoal do curso preparatório do JLPT, na Liberdade. E não para por aí: teve as confraternizações de fim do ano do Banco e da agência, formatura da Giulia, celebração dos votos perpétuos do Miguel, karaokê de "despedida" da Ninna e Miguel (duas ocasiões), jantamos na casa do Luca e da Bia, duas confraternizações de término de semestre do nihongo (uma com o Tomás Sensei e outra com o Ricardo Sensei)... meu Deus, ainda não acabou! Teve a despedida do Miguelito no aeroporto, missa de 50 dias, com reunião de família, na casa da tia Helena, fui ao Yoshi! conhecer a Juliana Sensei, natal na casa da Cláu, com o Michel fomos a concessionárias ver carros, comer dogão e açaí na Silvio Romero, almoço de bodas, revisão do carro com almoço no Djapa, almoço na Di Cunto, Festival Nipo de São Caetano. Trabalhei no Festival do Japão, no estande da Yoshi! em dois dias. E pra finalizar, duas ocasiões que mistura encontro e vôlei: um evento no Sesc com a presença de Mireya Luis e Karin Rodrigues e o atendimento que prestei ao médico da seleção brasileira feminina, que depois me presenteou com uma camisa da seleção. Ufa, acho que acabou!!!




























- Estudo: Ano passado, falei do trabalho, mas não teve nada muito significativo. Mas em relação a estudo mudou alguma coisa. Continuo fazendo nihongo no Yoshi!, mas esse ano fiz o curso preparatório para o JLPT N5 (conheci muita gente legal, aliás). Prestei a prova de proficiência em japonês do J.Test (passei no nível G) e do JLPT (que ainda não saiu resultado). Além disso, prestei vestibular da Fuvest, quero cursar letras (nihongo), mas além de não estudar há mais de 15 anos, não tive tempo de revisar nada, então foi tudo na cara e na coragem. Por incrível que pareça, passei na primeira fase e, agora, estou esperando o resultado da segunda fase. Ah, e continuo firme (igual geleia) na hidro!








- Alguns pontos importantes mais: além das coisas chatas que ocorreram, tenho que citar alguns outros fatos marcantes desse ano, como o assalto que a Dani e a Ana sofreram, o furto do meu carro, as missas dedicadas à minha mãe, eleições municipais (com direito a cadeirada do Datena no Marçal e tudo), a queda do Twitter... mas outras coisas legais também ocorreram, como conhecer a biblioteca da Japan Foundation (com livros maravilhosos em japonês, disponíveis para empréstimo), a chegada do meu certificado do J.Test e, a melhor notícia de todas, a adoção do Enzo, pela Denise e pelo Cassiano (parabéns, papais)!!!




Foi um ano desafiador! Acho que essa é a palavra. Foram muitas perdas significativas, mas mais do que isso, a falta que minha mãe me faz. A vida continua, eu sei, e ela não para, nem tampouco é implacável. Tenho que agradecer a todas as pessoas importantes em minha vida, a começar pelo Michel que ficou ao meu lado o tempo todo, cuidando de mim, se preocupando e me ajudando a cuidar de casa; aos meus familiares (tios, primos) não tenho palavras pra agradecer o tanto que fizeram e continuam fazendo por mim; aos amigos, nenhum abraço é tão longo quanto a gratidão que tenho por tê-los em minha vida. Meu mais sincero OBRIGADO, por tudo o que passamos e pela força enorme que me deram, especialmente nesse fim de ano! 2024 ficou pra trás, vamos escrever um novo capítulo nesse ano que está apenas começando. Amo vocês! Namastê!

Valeu, pessoal! Ósculos e amplexos a todos! Boraaaaa 2025!

- Imagens dos filmes e séries compartilhados de Adoro Cinema.

- Imagens dos livros compartilhados de Amazon Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário