boo-box

segunda-feira, 10 de junho de 2013

16/05 - Firenze / Florença

Em Florença, o café da manhã surpreendeu! Além de bem servido, havia uma funcionária do hotel super animada e educada, que tratava a todos muito bem, o que eu achei bastante raro na Itália! Mas em compensação foi mais um dia cansativo de desce mala, sobe mala, viagem longa... mas a parada que fizemos em Florença (Firenze em italiano, mas vamos usar o nome da cidade traduzida mesmo) valeu à pena, pela beleza e pela arte que a cidade respira.


O dia estava chuvoso e frio, só que não tínhamos ido de blusa. Só minha mãe que estava prevenida. Passamos um pouco de frio (a Talita quase morreu congelada!). Chegamos ao centro de Florença, bem em frente ao Duomo (Catedral de Santa Maria dei Fiore), onde paramos pra encontrar a nossa guia local Sandra, uma animada e engraçada venezuelana.




Contemplamos toda a beleza exterior da igreja, com mármores de cores rosa, verde e branca e seu incrível e lindíssimo domo, que foi construído originalmente para abrigar a estátua de David, de Michelangelo, mas acho que nem rolava colocar a estátua de um cara pelado dentro de uma igreja, então ele foi pra outro lugar... rs


Logo em frente ao Duomo, fica o Battistero. É um prédio de forma octogonal, onde o povão era batizado. As portas são esculpidas por Ghiberti (discípulo de Michelangelo) e ele ainda deu um jeitinho de esculpir a própria cabeça e a de seu filho, já que não podia assinar sua obra.




Fomos andando pela cidade, fazendo um tour a pé, passando pelo mercado (um monte de barracas onde se vendia principalmente artesanato e artigos de couro), pela Ponte Vecchio que fica sobre o rio Arno e chegamos à Galleria degli Uffizi (Galeria dos Ofícios) que é um museu que abriga obras importantes, como o O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticceli. Infelizmente não entramos, mas, do lado de fora, possui uma grande quantidade de estátuas de artistas famosos como Michelangelo, Dante Alighieri, Donatello e outros.






De lá, seguimos para a Piazza della Signoria, praça central da cidade, que abriga, além da prefeitura municipal, uma réplica da estátua de David, de Michelangelo (a original está na Galleria dell'Academia, em Florença mesmo). Possui algumas outras obras de arte, entre elas, uma estátua do deus romano Netuno (deus dos mares, Poseidon para os gregos).





Depois desse tour andante, ficamos livres para passear. Entramos na igreja, que é bem simples por dentro. Fizemos algumas compras e fomos arranjar um lugar pra almoçar. Acabamos comendo num self service (um parênteses é necessário aqui... o self service deles não é igual ao nosso. Ao invés de vc se servir, vc escolhe e eles te servem. Ou seja, não tem nada de self service), saladas e massas. Fomos à Gelateria Perché No?, fundada em 1939 e que possui sorvetes maravilhosos, não resisti a somente um.





Fizemos mais algumas comprinhas e voltamos ao ponto de encontro para seguirmos viagem. Próxima e última parada: Roma!

Valeu, pessoal! Ósculos e amplexos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário