boo-box

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Comemorando o aniversário na Cidade Luz

 Já é o quinto país diferente que consigo comemorar meu aniversário (Brasil, Argentina, EUA, Reino Unido e França). Seria um dia normal, se não fosse pelo fato de amanhecer chovendo. Mas a programação do dia era de muito museu. 

Após tomar café, fomos em direção ao Musée de l'Orangerie, que fica dentro do Tuilleries. Eu nunca havia visitado, mas sempre tive vontade, pois lá possui os maiores painéis pintados por Monet, como principal atração. Mas antes de chegarmos ao museu, demos um passeio até a Place de la Concorde, onde estava sendo montada uma das arenas que vai abrigar algum evento esportivo das Olimpíadas. A Place de la Concorde, possui um obelisco, roubado pelos franceses do Templo de Luxor, no Egito. Juntamente a ele, existem duas fontes bem parecidas, mas uma representa os mares e a outra os rios. Uma das fontes ficou bem famoso em um filme bem conhecido, onde a personagem principal joga o seu celular dentro, no final do filme.Sabe que filme é? Deixem no comentário. 




Voltamos para o Jardin de Tuilleries, para já pegarmos a fila de entrada do museu, pois tínhamos ingressos agendados para as 10h. O local não é muito grande e todo mundo se prende aos painéis enormes de Monet, que preenchem duas salas. Outras expressões artísticas são bem menores, mas fizemos questão de visitá-las também. 









Como ainda estava cedo para o nosso próximo museu, voltamos à Place de la Concorde e, de lá, seguimos em direção à igreja da Madeleine. A princípio, nem entraríamos, pois nosso objetivo principal era visitar uma das lojas que mais amo em Paris (lógico que envolve comida), que é a Ladurée, famosa por seus macarons. Compramos alguns e acabamos entrando na igreja, que possui uma arquitetura pouco convencional, para uma igreja católica (é semelhante a um templo grego) e belíssima por dentro. 









Voltamos, agora em direção ao nosso segundo museu do dia, o Musée d'Orsay. Depois do Louvre, acredito que seja o segundo maior museu de arte de Paris. Construído em uma antiga estação de trem, possui, além de sua arquitetura que chama muita atenção, dois relógios enormes que marcavam os horários de saída dos trens. Antes de entrarmos, tínhamos a missão de almoçar. 



Por ser meu aniversário, eu queria fazer algo diferente dos outros dias. Algo um pouco mais caro e que me trouxe novas sensações. Olhamos nas ruas em volta do museu e havia vários pequenos bistrôs, mas ficamos com vergonha, no início, de entrarmos pra ver qual era. Minha vontade era de, pelo menos, experimentar escargot. Como a maioria desses restaurantes possui cardápio na porta, dava pra saber onde poderíamos comer a iguaria. Nesses posts de dia a dia, não vou dar muito detalhe sobre as comidas, pois haverá um post especial só pra isso. Depois de comer muito, fomos encarar a fila do museu. Mas quem quiser ver, um videozinho rápido, de eu comendo um escargot, sem fazer ele voar como a Julia Roberts fez, em Uma linda mulher (Pretty woman), me segue lá no Insta, que vou postar. @flavitchu


Como falei anteriormente, a arquitetura surpreende e a enormidade, bem como a riqueza de obras dentro do museu. É um grande expoente do impressionismo (ouso dizer com obras até mais interessantes que o Louvre), dispostos de um jeito que dá vontade de parar e ver tudo. Muitos quadros, esculturas, de artistas famosos, outros nem tanto... Dá pra passar um dia inteiro lá dentro. Mas, por mais que gostemos de arte, museus também são cansativos. Passamos boa parte do tempo sentados lá dentro. E após ter visitado quase tudo lá dentro, voltamos pro hotel, descansar um pouco, pois estávamos exaustos. 















Mas não podíamos terminar meu aniversário de 44 anos, simplesmente descansando no quarto. Depois de comermos um sanduíche de salmão defumado, que compramos no mercado, passamos numa patisserie e compramos doces de sobremesa. 


Logo em seguida, partimos em direção àquela que é a mais cobiçada de todos em Paris: a Torre Eiffel. Não subimos, nem tínhamos a intenção de fazê-lo, mas fomos admirá-la do Trocadéro. Inclusive, esperamos anoitecer para que víssemos a torre brilhando, como acontece de hora em hora. Foi o fim de noite e de aniversário perfeito!!! Não teve bolo, não teve presentes, mas estava num lugar maravilhoso, com a pessoa que amo!










Valeu, pessoal! Ósculos e amplexos virtuais a todos! Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário