boo-box

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Exatamente no "meio do mundo"

 A primeira noite no hotel não foi das mais agradáveis. Estávamos cansados e o quarto tinha uma janela que dava direto pra rua, mesmo nosso quarto sendo no subsolo, deixando entrar muita claridade, o que incomoda bastante o Michel. Ele dormiu mal e acordou meio murchinho, mas o dia era bem comprido e cheio de programação. No dia anterior, tínhamos passado no mercado pra comprar água e compramos uma salada de frutas, que foi o nosso café da manhã, aproveitando que no hotel tinha um frigobar, onde podíamos guardar alimentos. 

Após comer e nos arrumar, fomos pra rua, em direção ao Hyde Park, mas não era pra entrar no parque e, sim, pra pegar o ônibus que nos levaria ao "centro do mundo", ao Observatório de Greenwich. O bairro em que estávamos hospedados, apesar de ter uma rua principal de comércio, era bastante residencial, então conseguíamos ver a rotina dos moradores, saindo pra trabalhar, indo levar os filhos à escola, além de ter algumas igrejas na própria rua em que estávamos e nas adjacentes. 



Esperamos o ônibus por algum tempo. Os ônibus de 2 andares são muito legais e conseguimos sentar bem na frente, para ver todo o movimento. Descemos um pouco depois de passar próximo ao Big Ben, debaixo de um viaduto (cheio de ninho de pombo), e esperamos o outro ônibus, que nos levaria ao parque onde fica o observatório. O caminho era longo e, no ônibus, o Michel começou a passar meio mal. Provavelmente, era por falta de comer. Mas logo que chegamos ao parque, encontramos um café e comemos algo. 






Seguimos em direção ao Observatório, já que tínhamos horário para entrar. O local é bem legal, especialmente sabendo que tudo era mantido e bancado pela realeza, fazendo com que diversas descobertas importantes aconteceram por ali. Um dos pontos altos da visita, com certeza, é tirar foto onde passa o meridiano de número 0, o meridiano de Greenwich. Outra atração é a vista, pois por estar em um lugar alto, dá pra ver uma paisagem linda. 











Descemos do monte, por dentro do parque. Paramos pra sentar numa pracinha com um gramado, bem bonitinho, logo abaixo do observatório. Fomos em direção ao Greenwich Market, pra almoçar. Não é grande, tinha algumas barracas de comida e fomos direto na de comida oriental. Eu comi um frango teriyaki e o Michel comeu um kare rice. Tava bem gostosinho, mas o mercado em si não chamou muita atenção. Saímos de lá, tiramos foto no Cutty Sark, que é um museu dentro de uma embarcação antiga. Até demos uma olhada na lojinha, mas não entramos no museu. 










Pegamos o trem (DLR) e fomos em direção a Canary Wharf, pra conseguirmos pegar o metrô (Jubilee line) para desembarcamos na estação London Bridge. Atravessamos a ponte a pé, em direção à Tower Hill, mas conseguimos tirar fotos da Tower Bridge. Foi uma passada bem rapidinha. 







Em seguida, fomos para o National Gallery. É um dos museus reais, com obras famosas, que é totalmente gratuito, mas antes passamos em uma lojinha de souvenirs na Trafalgar Square, além de tirarmos algumas fotos na praça. Entramos e vimos alguns quadros famosos e obras lindas. 









Após muito andar no museu, saímos em direção à Leicester Square, onde fomos procurar a loja da M&M's. É bem clichezão, mas como não temos aqui no Brasil, é bem legal. Entramos na loja da Lego também e, lá sim, tiramos várias fotos. Ainda, do lado de fora, na praça, havia estátuas representando alguns filmes e eu fiz questão de tirar fotos de todas, inclusive ao lado do Paddington. 











Voltamos em direção ao hotel, já cansados de tanto andar, mas resolvemos parar para jantar, mesmo sendo bastante cedo ainda (por volta das 17h30). Comemos uma pizza artesanal maravilhosa no Rudy's. Queríamos já ficar no hotel e descansar pelo resto do dia, afinal o dia seguinte seria mais um cheio de compromissos. 

É isso, galera! Eu gostei bastante do Greenwich Observatory, sempre quis conhecer, mas das outras vezes que estive na cidade, não tive a oportunidade. Encontro com vcs no próximo post. 

Valeu, pessoal! Ósculos e amplexos virtuais a todos! Namastê!

PS: essa brincadiera que estou falando de "meio", "centro do mundo", eu sei que não é o meio do mundo, mas como a gente aprendeu na escola, é o centro do mapa múndi, da forma que conhecemos, onde o Meridiano de Greenwich é o meio dessa representação. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário